quinta-feira, 14 de dezembro de 2006

O baú do vovô - caixas de fósforos

Semana passada abri meu baú para o netinho pela primeira vez, para mostrar os carrinhos Matchbox. Esta semana vou continuar no tema, só que agora com as "matchboxes" originais.
Os netinhos de hoje podem achar difícil de acreditar, mas há não muito tempo fumar era charmoso, e a publicidade usava esse charme para vender de tudo. Aqui no Brasil nem tanto, mas nos Estados Unidos nenhum restaurante ou hotel deixava de ter caixinhas de fósforos espalhadas por toda parte, nas mesas, nos quartos, na recepção, no caixa... Acreditem, até nos aviões se fumava, e as companhias aéreas distribuiam fósforos e cigarros aos passageiros!
Em minhas viagens, juntei muitas caixinhas de fósforos, e mais umas tantas em restaurantes e feiras por aqui (sim, porque as caixinhas também eram distribuídas como brindes).
É interessante examiná-las hoje e ver marcas que já se foram, companhias aéreas que não voam mais... E relembrar lugares e momentos felizes, viagens, passeios, jantares deliciosos ...
Aqui vão alguns exemplos dessa coleção guardada no baú do vovô:
Quem se lembra desse simpático tucano da Varig, que aparece aqui em vários lugares do Brasil?


Outras caixinhas de companhias aéreas: tirando a Varig, que está na UTI, todas as outras já se foram...


Estas são bem antigas. Reparem na foto da direita a da campanha presidencial de Jânio Quadros.
E alguém consegue imaginar nos dias de hoje usar caixinhas de fósforos para anunciar leite ou check-up de saúde, ou para pedir fundos para construir um hospital infantil?



Uma série sobre a inauguração de Brasília e outra sobre a Copa de '62:



Lembranças de viagens pelo Brasil e pelo mundo:





Se não errei a contagem, a coleção está com 411 caixas diferentes. Hoje está quase estacionada: as caixinhas não são mais tão abundantes, muito menos as viagens...

13 comentários:

edgar disse...

Tudo bem por ai? Sou português de Lisboa. Faço colecção de caixas e carteiras de fósforos de todo o mundo. De todas as cores, tamanhos e feitios. Dos cincos continentes e das mais variadas marcas. Entrei neste site e fiquei espantado. Hà hipótesse de haver algumas repetidas para mim? Me diga por email e quanto é por correio! Aguardo noticias. Cumprimentos.

Unknown disse...

Olá! Sou colecionador de caixas de fósforos de todo o mundo. Possuo hoje 1.131 caixas - catalogadas, numeradas e separadas por tema. Tento contado com o Sr. Edgar que fez seu comentário em 02/07/07 para promovermos trocas, pois tenho muitas repetidas. No mais, parabéns e obrigado pela amostragem.
Cordialmente
Rogério Loch
Caixa Postal 222
CEP 88330-970
Balneário Camboriú - SC - Brasil
e-mail: leloloch@bol.com.br

Anônimo disse...

Oi
Meu avo faleceu e acabei herdando uma caixa cheia de caixas de fósforos e eu queria saber se alguma vale alguma coisa ou sei lah. Existe algum site para eu ver isso.
Meu e-mail é brunoverrastro@yahoo.com.br
Obrigado

Unknown disse...

Boa Tarde. Disponho de uma coleção de caixas de fósforo, TODAS com fósforos e algumas com lacre (selos) igual a carteira de cigarros.
São aproximadamente 300 de todos os tamanhos e modelos.
Caso haja interesse, favor me contactar pelo email: gugondai@hotmail.com

abraço!

Unknown disse...

Boa noite, sou colecionador e possuo 7.144 cxs de fósforos do mundo inteiro tenho muitas para trocar e gostaria de conhecer mais filamenistas como eu que gostem de colecionar estas maravilhas.
aguardo contacto
José Luis de Avila
abelhudo2004@gmail.com

Anônimo disse...

Boa Noite! Parabéns pela sua coleção. Eu possuo uma coleção com 565 caixas (151 delas repetidas) entre nacionais e importadas da década de 40 até 90. Caso alguém se interesse em comprá-las, favor contactar-me pelo email: gugondai@hotmail.com

Abraço!

Anônimo disse...

Sera que alguem me pode ajudar... procuro um catálogo ( nao sei se existe ) sobre filamenia ( colecao de caixas de fosforos ) para poder catalogar muitas das minhas pecas que possuo de todo o mundo - Obrigado mail@carlosdemello.com

Anônimo disse...

JKIKO - Tenho uma coleção com 500 caixas de fósforos nacionais e importadas (Estado de Novas)
Temos na coleção vários temas inclusive política : Uma delas é relativa a campanha para presidência de Jânio Quadros.
Estou precisando vende-las por morivo de mudança de Cidade.
Por favor se alguém se interessar faça uma oferta. Estou a disposição para esclarecimentos. Contatos com patykiko@terra.com.br

Eliézer disse...

Tenho caixas de fosforos dos anos 50 pra vender!!! Preciso de dinheiro!!! Preço a combinar!!! Tratar fone 2947-2480 com Valderci!!! Obrigado!!!

Anônimo disse...

Boa Tarde...meu nome é Katia...tenho uma caixa de fósforos com selo de 5 reis...sem uso...da Fiat Lux...onde está escrito Phosphoros de Segurança ainda com PH...gostaria de vende-la....se tiver alguém interessado...ela está fechada e sem uso...era da minha bisavó..encontrei em um baú.
Pode entrar em contato comigo no e-mail: katia.batista@gmail.com

Peranzinho disse...

Possuo uma coleção raríssima de caixas de fósforo aproximadamente 500 caixas, da década de 50 e 60, tenho interesse em vender toda a coleção.

Anônimo disse...

Genial dispatch and this mail helped me alot in my college assignement. Thanks you on your information.

Anônimo disse...

Brim over I to but I contemplate the list inform should secure more info then it has.