sexta-feira, 1 de dezembro de 2006

O que é ser avô no século 21?


Só conheci meu avô paterno, e ele morreu quando eu tinha 10 anos. O vô Alberto era português de Funchal, na ilha da Madeira, e confesso que não sei muito da sua vida. Infelizmente não tive tempo para conhecê-lo melhor, lembro-me dele como um homem sisudo e de poucas palavras, nada mais.
Meus filhos puderam conhecer os avôs e conviver com meu pai (meu sogro mora longe) bem mais que eu com meu avô. Ele sempre foi muito prestativo, pronto a ajudar em qualquer situação (às vezes até exagerando), e gostava de contar suas histórias muitas vezes surpreendentes (por exemplo, chegou a ser detido como espião na 2a. Grande Guerra, mas isso é uma história para outra ocasião) para os netos.
Quanto a meu sogro, ele é divertidíssimo, mas morando a 3.000 km de São Paulo, são poucas as oportunidades que meus filhos têm de passar um tempo com ele.
Bem, o motivo porque estou contando tudo isso é que agora chegou minha vez: o Guilherme chega nos próximos dias. E confesso que minha ficha ainda não caiu completamente. Vou ser avô? Mas sou tão novo ainda! Quer dizer, me julgo jovem, embora o espelho a cada dia me dê sinais de que estou ficando com cara de vô... Mas já estava na hora, e eu esperava há muito por isso. Há tempos ando adotando netos alheios, tamanha é a vontade de ter crianças em casa de novo. E embora não vá deixar de querer bem a esses meus netos do vô torto , é bom saber que em breve vou poder trocar as histórias do Guilherme com os amigos que há muito me fazem inveja...
Mas aí me faço a pergunta lá do título: como será ser avô de um menino nascido no terceiro milênio, o que ele vai esperar de mim, o que vou poder oferecer a ele?
Esse é o tema que pretendo discutir neste blog. Contar do dia-a-dia do vovô do século XXI, e de quebra falar também das coisas que eu gosto, dos passarinhos da vizinhança que estou aprendendo a conhecer, das lembranças das viagens que fiz, das fotos que pretendo tirar com minha máquina nova... Enfim, tudo o que o blog aceitar sem reclamar...
(Na foto, vô Alberto, eu e meu irmão na casa do vô em Campinas, na rua Andrade Neves, no carnaval de 54 - dá para notar pela animação?)

3 comentários:

Anônimo disse...

Hei. . . . .!!!!!
Aqui Katia e Guilherme e Cia. Ltda diretamente do frio.
Que alegria em poder participar desse momento na vida dos queridos primos avós. Parabéns aos Pais do Gui e a todos com muitas saudades nossas. Desnecessario dizer que sinto-me particularmente emocionado e honrado ao ver chegar um Guilherme Sâo Paulino DIGNO SUCESSOR do Tio Avõ homonimo, não tão belo maios de mesmas nobres qualidades e raras caracteristicas de modestia.

GRANDES BEIJOS E MUITO AMOR A TODOS, com votos de uma vida notável a nosso Gui, cheia de realizações, saude alegrias e luz.

Luxembourg, 9 / 12 /2006
Guilherme, Katia, André, Fábio, Marcio e Nicole

Geraldo disse...

Queridos primos,

Vocês podem estar no frio, mas esse comentário aqueceu nossos corações! Sempre perguntamos de vocês, espero que quando vierem de novo para cá nos dêem o prazer de uma visita.
Se o Guilherme honrar o nome é bom já irmos nos preparando para as travessuras, mas com certeza terá um futuro brilhante.
Apareçam sempre aqui pelo blog. Um grande abraço a todos!

Anônimo disse...

Prezado, surpresa agradável ler suas lembranças que encontrei por acaso procurando pelo saudoso Mec-Brás. Tive o no. 2, exatamente o da foto e é verdade que no catálogo tinhas montagens que não dava para fazer, a não ser que tivessemos mais peças. Acrescento a revistinha, Diversões Escolares com as histórias do Saturnino e outras. Hoje estou com 56 anos, com um neto e minhas lembranças tem muitas analogias com as suas.

Um grande abraço.

Roberto Dittz Chaves
belladittz@hotmail.com