quarta-feira, 13 de dezembro de 2006

Meus vizinhos, os pássaros

Não sei quantos de vocês tiveram a curiosidade de clicar no quadrinho animado que fica aí à esquerda. Quando criei o blog, coloquei no Flicker algumas fotos de pássaros que aparecem no comedouro do jardim aqui de casa.
Ganhei esse comedouro de presente da família no Natal passado, e para os que acharem esse presente estranho devo esclarecer que a história começou bem antes...
Nascido e criado em São Paulo, meu conhecimento ornitológico era praticamente zero, os únicos passarinhos que eu identificava com certeza eram os pardais... Só quando me aposentei e passei a trabalhar em casa foi que comecei a reparar nos muitos cantos que podia ouvir e a observar os cantores. Como a sibipiruna da calçada de casa serve de parada para bandos de periquitos, resolvi tentar atraí-los pondo sementes de girassol em cima do muro. O sucesso foi rápido, em poucos dias eles já estavam acostumados. Passei a pôr algumas bananas de vez em quando, e isso atraiu também os sanhaços. A essa altura eu já tinha comprado o livro Aves no Campus (que pode ser consultado na Web), excelente fonte de consulta, pois sou vizinho da USP.
Portanto, o comedouro não foi um presente tão estranho, e sim uma melhoria estética e higiênica em relação ao muro. Se alguém estiver interessado em um igual, pode obter detalhes aqui.
Quanto às fotos, os pássaros são o assunto mais difícil que já tentei fotografar. Não param um instante, são muito rápidos e fogem quando se chega um pouco mais perto. Felizmente as câmeras digitais acabaram com as limitações impostas pelo custo, pois é preciso tirar dezenas de fotos para conseguir uma que seja aproveitável. Por enquanto só consegui fotos razoáveis de algumas espécies. Há muitas outras que freqüentam o comedouro e o jardim, e espero poder acrescentar novas fotos em breve. E com certeza vou precisar de ajuda dos amigos criados no interior para identificar alguns dos pássaros. Por exemplo, este que começou a freqüentar o comedouro esta semana: chupim, talvez?

2 comentários:

Anônimo disse...

Olha só que coincidência. Acompanho o Blog de uma fotografa americana. Olha o que ela postou hoje...

http://jottephotography.typepad.com/the_photography_of_jodie_/

: )

Abraços

Daniel

Geraldo disse...

Daniel,

Queria ter uma tele assim! Este post era antigo, por algum motivo eu o editei e acabei salvando como rascunho em vez de postá-lo novamente; só percebi hoje... Acho que isso faz com que seja mais coincidência ainda!