segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Lições da natureza

1.
Em dezembro contei a história da árvore que caiu na casa em frente.
Poucos dias depois, funcionários da prefeitura vieram recolher os restos, e serraram o tronco em vários tocos. A vovó, sempre de olho em materiais que possa aproveitar para decoração ou artesanato, pediu à vizinha um dos tocos. Muito pesado, tivemos que trazê-lo rolando e ficou no jardim.
Há alguns dias, notei que havia um broto no toco. E esse broto já cresceu até o tamanho visto nas fotos.


É claro que não há esperança para um toco sem raiz, mas esse belo esforço para sobreviver pode ser uma lição para quem desiste ao primeiro obstáculo. Mesmo quando pareça não haver esperança, sempre vale a pena tentar!


2.
Há mais de dois anos, ganhei de amigos um bonsai, uma jabuticabeira. Gostei muito do presente, claro, e durante todo esse tempo tomei os cuidados necessários para manter sua boa saúde.
Em janeiro, viajamos num fim de semana e esqueci de regar o bonsai antes de sair. Com o forte calor, quando voltamos ele estava secando. Apressei-me em molhá-lo, mas as folhas acabaram secando completamente. Coloquei-o então em uma vasilha com água, para que a terra ficasse sempre úmida. Alguns dias se passaram, e nada. Insisti. Duas semanas, e nada. Todos os dias eu procurava algum sinal de vida, mas o bonsai parecia irremediavelmente perdido. Mas, mexendo em seus ramos, eu via que ainda estavam flexíveis, sinal (pensei) que ainda não estavam completamente secos. Continuei. Três, quatro semanas. Estava por desistir, mas algo me dizia que insistisse mais.
No carnaval viajamos novamente, e o bonsai ficou na vasilha com água. Ao voltarmos, a surpresa: um broto com quatro folhinhas verdes!



Agora estou na expectativa de que novos brotos despontem. A planta ainda é muito frágil, nada garante que ela consiga se desenvolver novamente. Mas valeu a pena não ter desistido.
E fiquei pensando que o que aconteceu a ela pode ser visto como uma analogia da amizade: precisa ser sempre cuidada, e muitas vezes um pequeno descuido, um comentário infeliz, um deslize mesmo involuntário, faz com que ela murche, seque e pareça morta. Melhor não deixá-la secar, pois se isso acontecer pode ser preciso muito esforço para que reviva; mas se estiver seca, isso não significa que morreu - depende de nós cuidar da plantinha, regá-la diariamente, massagear seu tronco, até conversar com ela, mesmo que tudo isso pareça sem esperança. Se a amizade for verdadeira e forte, ela não terá morrido, e um dia o verde aparecerá e ela voltará a seu viço anterior!


7 comentários:

Cris disse...

Belas lições da natureza, tudo vale a pena quando a alma não é pequena... ou será a flor? :-) Fé, esperança e amor, tudo se resume nisto, você dá um bom exemplo, seja com as plantas ou com as amizades que cultiva.

Geraldo disse...

Cris,

Obrigado pelas belas palavras! Precisamos mesmo cultivar aquilo que nos alimenta e dá forças!

Anônimo disse...

A Natureza nos ensina, também, através de ações silenciosas.
Obrigado por lembrar-me.

Anônimo disse...

Geraldo,me identifiquei com sua luta p/ reviver seu bonzai.Já passei por isso várias vezes mas tb obtive sucesso com minha persistência e dedicação ! E assim aprendemos lidar tb em nossos relacionamentos, regando sempre com carinho , com atenções...às vezes pequenos gestos significam grandes resultados ! Lindo seu blog,sua família,seus netinhos...tudo regado com muito amor com certeza!!Parabéns

Geraldo disse...

Tetê,

Pois é, continuo lutando. O raminho novo estava bonito, com várias folhas, mas a faxineira derrubou o vaso e o quebrou, e as folhas murcharam de novo... :-( Agora é cuidar dele com carinho e torcer para que ele renasça mais uma vez...

Anônimo disse...

Geraldo,
bonsais exigem mais cuidado do que rega e carinho. eles precisam ser trocados de vaso a cada ano e ter suas raízes podadas. O seu bonsai pode estar precisando de uma troca de vaso e poda de raízes (isso acontece quando as raízas cobrem a terra inteira, e esgotam seus nutrientes). Nesse site aqui http://www.bonsaikai.com.br/ tem umas dicas legais de como cuidar de cada tipo de bonsai.
Espero que tenha ajudado. Boa sorte!

Unknown disse...

aconteceu o mesmo comigo e agora tenho certeza que irei conseguir estava procurando desesperadamente por uma solução obrigada