sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Carnaval

Nunca fui muito de carnaval. Barulho, aglomeração, calor, suor, que graça tem isso?
Mas quando era criança o carnaval era diferente. Ou será que eu é que era?
Quase sempre passávamos o carnaval em Campinas, na casa de meus avós ou na de minha tia. Minha mãe fazia ela mesma nossas fantasias, de cetim, sempre caprichadas. Às vezes íamos ao baile infantil do D. Quixote, um pequeno clube do qual meu tio era diretor (acho). Mas geralmente nos divertíamos na rua mesmo, com nossos muitos primos, jogando confete e serpentinas uns nos outros. Sem contar o lança-perfume. Sim, era a coisa mais natural as crianças brincarem com lança-perfume, aquela lata dourada, marca Rodo Metálico. E era a mais inocente das brincadeiras, jogávamos uns nos outros para sentir o friozinho do éter se evaporando na pele, nunca vi ninguém sequer pensar em cheirar aquilo diretamente...
Mas o ponto alto do carnaval era o corso à noite. Da grande janela do quarto da frente da casa na então Rua Andrade Neves, assistíamos a passagem do grande desfile, carros conversíveis decorados, pessoas ricamente fantasiadas, carros alegóricos de agremiações as mais diversas... Um de meus favoritos, todos os anos, era o de um clube de caça ou coisa parecida, que vinha cheio de animais empalhados - imaginem se fosse nos dias de hoje...
Eu era muito pequeno, minhas memórias não são muitas nem detalhadas. Mas sei que o carnaval era inocente o bastante para que crianças pequenas se divertissem sem medos e sem traumas. Como era inocente tudo o mais.
O que é o carnaval hoje, afinal? Um evento de mídia? Só mais um feriado prolongado? Uma concentração de alegria desesperada de quem sabe que depois terá centenas de dias de Cinzas?
Ainda existem lugares em que as crianças brinquem de jogar confete e serpentina na rua? E o corso, onde passa hoje? E as marchinhas, quem as compõe, quem as canta?
Apesar de ter começado dizendo que não sou de carnaval, sinto saudade desses carnavais de minha infância. Ou será que é da própria infância?

7 comentários:

sonia a. mascaro disse...

Eu também nunca fui carnavalesca. Tanto que nem consegui achar uma foto em que eu estivesse fantasiada. Mas o Carnaval hoje é um grande e sofisticado espetáculo para a mídia, para exportação, para o consumo. Outros tempos mesmo!

Gostei de ler as suas memórias sobre o Carnaval. Eu também me lembro da folia com serpentina e confetes, que ficávamos encontrando pela casa durante um bom tempo! Lança-perfume então era muito divertido também. Obrigada pela visita e simpático comentário!

sonia a. mascaro disse...

Me esqueci de comentar que gostei das fotos! Eram fantasias bem típicas de uma geração de crianças onde os ícones eram piratas, pierrôs, colombinas, havaianas, holandesas...

vbspurs disse...

Adorei a suas fotos dos carnavais de tempos já passados, Geraldo.

Dizem que Brasileiro não tem memoria, mais vejo que não é verdade.

Tem muitos. So que os outros Brasileiros não tem blogs. :)

Obrigada pela visita que você me premiou o outro dia.

Agradeço muito, e espero que não será a ultima vez, em qualquer lingua que quiser. :)

Beijos e abraços, sua colega britânica que fala Português bem ruimzinho,

Victoria

vbspurs disse...

piratas

Ahh, quando criança não se vestiu de pirata??

Ou cowboy. :)

Cheers,
Victoria

Geraldo disse...

Sonia,

Não gosto de ficar falando do passado em termos de "bons tempos", mas com a situação de hoje não dá para negar que houve tempos bem melhores...

Victoria,

Obrigado pela visita. Seu português é ótimo, quem dera mais estrangeiros conhecessem nosso idioma como você!
Sim, já me fantasiei de cowboy também, acho que devo ter a foto em algum lugar...

Cris disse...

Lindas fotos. E você guardou alguma fantasia? :-)

Geraldo disse...

Cris,

Você está confiando muito no baú do vovô... :-)
Infelizmente, não. Talvez minha mãe até tivesse guardado alguma, mas como a perdi muito cedo, não sei o fim que tiveram essas coisas de infância. Ainda bem que ficaram as fotos; pena que não achei a de "chinês", se encontrar, fica para o ano que vem...