sábado, 10 de fevereiro de 2007

Jogos do vovô - o jogo da inflação

Aproveitando as cédulas do baú do vovô no item anterior, quem pode me dizer, em cada uma das fotos, qual a ordem cronológica da entrada em circulação das cédulas? Por exemplo, das cédulas de 100, quem veio primeiro: o Duque de Caxias, Cecília Meireles ou D. Pedro II? Um ponto para quem acertar primeiro a ordem em cada foto. Um ponto extra para quem disser, de todas as cédulas nos fotos, quais as últimas a saírem de circulação.
Ainda estou esperando respostas para o jogo da semana passada, ninguém se arrisca? Só descobriram dois objetos até agora...

3 comentários:

Cris disse...

A nota de 100 cruzeiros parece bem nova... parece que foi ontem quando a usei.

Henrique disse...

De novo como filho do blogueiro, quero que fique claro que não tive acesso às respostas...
Antes de dar meu chute, queria comentar o quanto essas mudanças de cédulas marcaram minha infância. Acho que para adultos, correndo no dia-a-dia, deve ser mais difícil de guardar esse tipo de coisa. Mas para mim, que estava naquela época aprendendo a história do Brasil e o significado do dinheiro, aquela loucura era difícil de compreender a fundo, mas divertidíssima. Aliás, pai, não sei se você tem essas aberrações aí, mas depois do Plano Verão (ou foi do Plano Bresser?) começaram a carimbar as notas de Cruzados com o carimbo de "x Cruzados Novos", onde x era o valor original dividido por 1000. Inclusive, se não me engano essas da Cecília Meirelles e do Villa-Lobos foram algumas das vitimadas, e as que você colocou no blog já são a versão "2.0" delas, pós-carimbos.
A resposta ao desafio é: Todas as que têm a figura centralizada, impressas na casa da moeda dos Estados Unidos, vieram antes. Foram a primeira "onda". Depois, vieram todas as que têm duas figuras como em um baralho, que foram as de cruzeiros pré-cruzados. Por fim, vêm estas mais "branquinhas" de cruzados. Estou certo?

Geraldo disse...

Cris e Henrique,

Vocês tiveram quase a mesma experiência, pois são quase da mesma idade. Devia ser um bom assunto para os professores de matemática...
Nem eu tinha percebido que arrumei as notas de um jeito que facilitou a solução. É isso mesmo para as primeiras 4 fotos, só na última é que faltou a de "baralho" e há duas contemporâneas...