segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Últimas do ano

Vou tentar tirar o atraso contando o que aconteceu este mês, e não foi pouco...

Primeiro, como talvez já tenham lido no blog do papai, comemoramos o primeiro aniversário do Guilherme. Embora se diga que a festa do primeiro aniversário é mais para os pais que para o aniversariante, o Gui se divertiu muito, principalmente porque o tema da decoração era o Cocoricó, o programa que ele mais gosta. E se comportou muito bem na hora do Parabéns!


Outra notícia importante e que encheu de orgulho toda a família foi a formatura de Mestrado do Felipe. A mãe fez questão de estar presente, e para isso enfrentou filas e atrasos em aeroportos, muita neve e frio, e um atraso ainda maior na volta, com um pernoite inesperado em Houston.
Parabéns ao Felipe, M. Sc. em Química pela Marquette University, class of 2007!
No dia 21, comemoramos à distância o primeiro "mesiversário" do Paulo. Ainda vai demorar um pouco para conhecê-lo pessoalmente, mas sempre que telefono ele tem conversado com o vovô. A foto é cortesia do papai Victor.


Na volta da vovó, o Guilherme esperava com uma surpresa: está andando como gente grande! E agora que começou, não pára mais...


Enfim, um mês com muitas alegrias para encerrar 2007.

A todos, meus votos de um Feliz 2008!

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Acontecimentos de 21 de novembro

Embora com muito atraso, aqui vão os resultados da pesquisa que o vovô fez para descobrir quem nasceu no mesmo dia do netinho Paulo:
  • Voltaire, escritor francês (1694)
  • Bento XV, 258º papa, de 1914 a 1922 (1854)
  • René Magritte, pintor (1898)
  • Isaac Bashevis Singer, escritor (1902)
  • Eleanor Powell, atriz (1912)
  • Dorothy Granger, atriz (1912)
  • Christopher Tolkien, escritor, filho de J.R.R. Tolkien (1924)
  • Irma Alvarez, atriz (1933)
  • Jacques Laffite, corredor de Formula 1 (1943)
  • Harold Ramis, ator (Os Caça-Fantasmas) (1944)
  • Goldie Hawn, atriz (1945)
  • Alcione, cantora (1947)
  • Fábio Júnior, cantor (1953)
  • Björk, cantora (1965)
  • Troy Aikman, jogador de futebol americano (1966)
Além disso, neste dia:
  • Em 1783, o médico francês Jean-François Pilatre de Rozier e François Laurent, marquês de Arlandes, fazem o primeiro vôo livre em um balão de ar quente, voando mais de 8 km sobre Paris em cerca de 25 minutos. Seu balão de tecido foi construído pelos irmãos Jacques-Étienne e Joseph-Michel Montgolfier.
  • Em 1877, Thomas A. Edison anuncia a invenção do fonógrafo
  • Em 1916, o navio Britannic, irmão do Titanic, afunda no Mar Egeu, depois de provavelmente atingir uma mina. Desta vez havia barcos salva-vidas suficientes, e somente 30 das mais de 1.000 pessoas a bordo morreram.
  • Em 1962, a bossa nova é lançada nos EUA com o famoso show no Carnegie Hall
  • Em 1964, Pelé marca seu recorde de gols em uma partida - 8, na vitória de 11 a 0 do Santos sobre o Botafogo de Ribeirão Preto
  • Em 1966, é criado o Instituto Nacional da Previdência Social (INPS), mais tarde substituído pelo INSS
  • Em 1986, o governo lança o Plano Cruzado 2
  • Em 1995, estréia o filme Toy Story
É o Dia Mundial da Televisão, o Dia do Diabético e o Dia Nacional da Homeopatia.

Infelizmente, desta vez o vovô não tem nenhuma história para contar. O máximo que posso dizer é que vi o Jacques Laffite correr no GP do Brasil...

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Um ano!

Não esqueci da data, mas acabei não postando no dia exato. Dia 1/12 este blog fez um ano!
Meu ritmo de postagens caiu muito nos últimos tempos, por vários motivos. Consegui um trabalho grande, que me deixou muito pouco tempo livre, e quase no fim desse projeto recebi uma oferta para voltar a trabalhar na mesma empresa da qual me aposentei há 11 anos. Tinha dúvidas sobre se me acostumaria novamente à rotina de ter um horário fixo de trabalho, de enfrentar o trânsito, de almoçar fora todo dia... Pesei as vantagens e as desvantagens e resolvi aceitar, ao menos para experimentar. Portanto, estou desaposentado.
Mas vou me esforçar para comparecer ao blog com mais freqüência, e voltar a ter as visitas dos amigos. O baú do vovô ainda tem muita coisa a ser remexida...

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Bi-vovô!

Pois é, o Paulo nos fez uma surpresa e chegou um pouco antes do previsto, para alegria de todos. Nasceu hoje à tarde em New York, com 3,075 Kg. Parabéns ao papai Victor e mamãe Juliana! O vovô vai ficar impaciente até conhecê-lo, o que só deve acontecer em março. A vovó vai antes, em janeiro, para dar uma ajuda.
Ontem foi um dia só de alegrias. Logo depois de o Victor ligar dizendo que o Paulo estava chegando, o Felipe ligou para contar que apresentou sua dissertação e o Mestrado foi aprovado. Portanto, parabéns também para o titio Felipe!
Por enquanto só temos uma foto do Paulo, tirada com o celular do papai. Assim que tiver outras, claro, serão devidamente colocadas aqui.
Não vejo a hora de ver os dois priminhos juntos!

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Dia da Criança

Fiquei pensando se quando eu era criança o Dia da Criança já existia, pois só lembro de ganhar presentes no aniversário e no Natal. Resolvi pesquisar, e descobri que no Brasil essa comemoração foi oficializada por um decreto do presidente Arthur Bernardes, em 1924, mas que só começou a "pegou" na década de 60, depois que uma fábrica de brinquedos resolveu homenagear as crianças (e incrementar as vendas, claro) aproveitando a data instituída pelo antigo decreto.
Mesmo sabendo que se trata mais de uma promoção comercial que de uma comemoração espontânea, como deixar de presentear as crianças, que se acostumaram a esperar presentes nessa data? E principalmente, como deixar de presentear o netinho que comemora seu primeiro Dia da Criança?
Hoje o Guilherme ganhou muitos presentes. Pode não ter entendido o motivo, mas que gostou, gostou! E também adorou cortar o bolo!

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Cadê o vovô?

Faz quase dois meses que não escrevo nada aqui, e deve ter gente se perguntando o que aconteceu. Bem, é um pouco de várias coisas: muito trabalho, alguma preguiça, outros afazeres (um projeto para os netos do qual vou falar em breve), falta de inspiração...

As notícias sobre o Gui vocês devem estar vendo no blog do pai. Ele está espertíssimo, só quer ficar em pé e logo, logo vai estar andando.

Estive tão longe do blog que nem escrevi para dar os parabéns ao Felipe, que fez 29 no dia 5. Felizmente, o irmão Victor viajou de New York para Milwaukee para que ele não passasse mais um aniversário sem ninguém da família por perto.

A Ju, mãe do Paulo (sim, é esse o nome do segundo neto que está a caminho) esteve por aqui trabalhando no seu MBA, e no mês que vem será a vez do futuro papai nos visitar. O Paulo já chega em dezembro (quem sabe no mesmo dia do primo), falta pouco!

Bem, este post foi só para dizer que estou vivo e bem. Continuo atarefado, mas vou tentar não deixar o blog abandonado tanto tempo...

sexta-feira, 29 de junho de 2007

Festas juninas

As festas juninas de hoje não são iguais às de antigamente, quando as ruas de terra ou os terrenos baldios permitiam que se fizessem grandes fogueiras, e as crianças ainda não eram tão protegidas e brincavam com bombinhas e fogos de artifício. Também é difícil hoje encontrar um pau-de-sebo, provavelmente em nome da higiene e limpeza... Ah, e não esqueçamos dos balões, praticamente extintos pelo perigo que representam - mas como eram bonitos!

Mas, mesmo estando hoje praticamente restritas, nas grandes cidades, às escolas e aos clubes, as festas juninas resistem. Continuam as barracas de jogos, as comidas típicas, a quadrilha... E principalmente a alegria das crianças, que com o passar dos anos se transformará em lembranças tão boas como as nossas de nossos dias de Santo Antonio, São João e São Pedro!

domingo, 17 de junho de 2007

17 de junho

Hoje é Dia dos Pais nos Estados Unidos e em muitos outros países.
Imagino que todo pai sinta, como eu, que o tempo passou rápido demais e que, por mais que tenha tentado participar da vida de meus filhos, acabei deixando de fazer muito do que gostaria de ter feito junto com eles. Os pais precisam trabalhar, as horas que passam com os filhos nunca são suficientes; quando percebemos, eles já não são crianças, e só aí nos lembramos de tudo o que planejávamos fazer e não fizemos. Por isso é que esperamos tanto pelos netos: como avós, temos tempo de sobra para brincar, conversar, ou simplesmente olhar para os netos - e com as câmeras digitais, haja fotos!
O motivo dessa reflexão é que hoje para mim é o dia de um filho em especial, pois o Victor comemora 30 anos. Faz tão pouco tempo que ele era aquele bebê de olhos azuis e carinha de anjo;

e depois, o menino que foi com a mãe acompanhar o irmão às aulas de música e de repente se revelou como o talento musical da família. E a formatura, e o casamento, e a ida para o exterior, e a notícia de que serei avô de novo: tudo isso aconteceu tão rápido, 1977 foi ontem...
E em mais um momento ele será pai também, e viverá todas as alegrias e todas as preocupações que todos pais vivem. Porque pode ser outra época, outra geração, outro milênio, mas pais e filhos sempre serão pais e filhos.
Parabéns, Victor!


sexta-feira, 18 de maio de 2007

Parece que foi ontem...

Eu era técnico de manutenção de computadores - os antigos mainframes - e há exatamente 35 anos no dia de hoje fui a Fortaleza para consertar uma CPU (hoje CPU é um chip, mas na época era um "armário" pesando algumas centenas de kg) na filial da empresa.
Chegando lá fui apresentado ao pessoal da filial, e notei que uma mocinha me olhava com insistência.
À tarde recebi um bilhete dela perguntando se eu estava precisando de alguma coisa...

Só soube muito tempo depois, mas ela já tinha dito a uma amiga que iria se casar comigo...
No dia seguinte, depois de terminado o serviço, fomos jantar juntos, e depois do jantar começou o namoro. Voltei para São Paulo na manhã seguinte, e o namoro continuou pelo malote, pois a Internet não estava nem nos sonhos dos futurólogos. Em julho voltei a Fortaleza de férias, e ficamos noivos. Em setembro, mais uma viagem de poucos dias para consertar o mesmo computador. E em dezembro ela veio a São Paulo, onde nos casamos no civil sem que ninguém da família soubesse.
Foram 35 anos, 4 filhos, um neto, muitas alegrias, algumas brigas, mas acima de tudo muita união, muita compreensão e muito amor. Tudo o que consegui na vida devo a essa mulher admirável, lutadora, teimosa, insistente, incansável no trabalho, festeira como ninguém.
Não sei o que ela viu em mim naquele dia, mas sei que tive muita sorte...

domingo, 13 de maio de 2007

Feliz Dia das Mães!


Por estas fotos de três gerações de mães da família, presto minha homenagem a todas as mães do mundo. Parabéns pelo seu dia!

quinta-feira, 3 de maio de 2007

Livros

Em seu blog Leaves of Grass, a Sonia falou sobre seus livros e publicou fotos de suas estantes, sugerindo que seus leitores fizessem o mesmo.
Meu problema é que minhas estantes nunca estão arrumadas, mas o que vale é incentivar mais pessoas a mostrarem seus livros, então, aqui vão as fotos de meu escritório e dos quartos de meus filhos. Ficam faltando os livros de culinária da vovó e todos os que estão guardados em muitos armários e caixas...



terça-feira, 24 de abril de 2007

Leituras do vovô quando menino

Três Escoteiros em Férias no Rio Paraná, de Francisco de Barros Jr.

Ganhei este livro de minha professora do 5º ano, Dona Adélia: li-o de uma tacada só, e depois disso o reli várias vezes. A história dos três amigos escoteiros, Rubens, Jari e Carlos Afonso, que descem de barco o trecho paulista do rio Paraná, com muitas aventuras e perigos pelo caminho, era fascinante para um menino de 11 anos.
Hoje lembrei-me do livro e fui procurá-lo. Folheando-o, vi que hoje a maior parte dele seria condenada pelos ecologistas, pois os escoteiros caçavam tudo o que viam pela frente: capivara, perdiz, mutum, gavião, sucuris e até uma onça... Mas aqueles eram outros tempos, a região era quase selvagem e os bichos não corriam risco de extinção...

No entanto, já se podia sentir o início do que estava por vir, e o livro também trazia mensagens de amor e preocupação pela natureza. Reproduzo aqui um trecho que descreve o que os meninos viram perto de Presidente Epitácio:

"Do lado de São Paulo, a majestosa floresta havia recuado da margem por muitas centenas de metros, abatida pelos tiradores de madeira e lenhadores. As derrubadas eram enormes e acompanhavam o curso do rio, onde, para facilidade de embarque das toras e da lenha, havia uma sucessão de rampas; em algumas estavam atracadas as grandes barcaças, rebocadas por possantes motores a gasolina. Era uma desolação. A floresta virgem era levada para as fornalhas da E. F. Sorocabana e seria reduzida a cinzas. Não se via uma roça de milho, algodão ou plantações de café que de certo modo compensassem a devastação. De espaço a espaço, choupanas miseráveis de pau-a-pique, cobertas de folhas de coqueiro, parecendo abandonadas. Os seus moradores estavam no âmago da floresta, lançando por terra os gigantes centenários e regozijavam-se quando uma perobeira ou jequitibá de trinta ou quarenta metros de alto ruía fragorosamente, deixando uma clareira. Dentro de poucos, de muito poucos anos, desapareceriam a floresta e desapareceriam os veados, os porcos do mato, as antas, os macacos, os macucos, jacus, jacutingas, enfim, todos os seus habitantes terrestres e alados, tal como já aconteceu na maior parte do nosso querido São Paulo."

Esse livro foi escrito há mais de 50 anos. Confesso que não sei o que os autores de hoje escrevem para meninos pré-adolescentes. Preciso me atualizar, logo estarei comprando livros para meus netos. Espero encontrar ao menos alguns que lhes prendam tanto a atenção como este prendeu a minha...

sexta-feira, 20 de abril de 2007

Dia da Terra

Este domingo, 22 de abril, é o Dia da Terra. Dia 22 de março foi o Dia da Água. Preciso descobrir quando serão o Dia do Ar e o Dia do Fogo... E será que tem também o do "quinto elemento"?
Brincadeiras à parte, esses dias disso ou daquilo servem ao menos para que a imprensa se lembre de dar algum destaque aos respectivos temas.
Neste domingo, vamos então parar por alguns minutos e meditar sobre o que podemos fazer para que todas as ameaças que os cientistas prevêem não se realizem. Quero para meus netos um mundo melhor do que o que eu conheci, e para isso preciso fazer minha parte para virar a mesa. Chega de poluição, desmatamento, chuva ácida, aquecimento global. Espero ainda ver o Tietê e o Pinheiros, se não límpidos (mesmo porque acho que nunca foram), ao menos utilizáveis e com peixes. Espero ver nossas ruas arborizadas, a Mata Atlântica crescendo, a Amazônia reflorestada, nossos risonhos, lindos campos com mais flores, nossos bosques com mais vida...
Enfim, um Feliz Dia da Terra para todos!

terça-feira, 10 de abril de 2007

Quatro meses, e uma grande novidade!

Domingo, além da Páscoa comemoramos os quatro meses do Guilherme, que está cada vez mais lindo e esperto!


E além de todas essas alegrias, tivemos mais uma grande notícia logo antes da Páscoa: o Guilherme vai ganhar um priminho ou uma priminha! Pois é, depois de esperar tanto pelo primeiro neto, o segundo já está vindo por aí, e ainda por cima "Made in USA"!

quarta-feira, 28 de março de 2007

Parabéns, papai!

Hoje o Guilherme comemora pela primeira vez o aniversário do papai, e até já está tentando bater palmas!

Embora o vovô esteja longe, não poderia deixar de comemorar também!
Parabéns pelos 33, papai!

sexta-feira, 2 de março de 2007

Baú do vovô - menus da VARIG


Menus dos tempos que que o serviço de bordo da VARIG era considerado um dos melhores do mundo, e em que éramos acordados com um copo (de vidro) de suco de laranja e assistindo a um filme com belas imagens e sons do Brasil. Do jeito que as coisas vão, logo nem água irão servir mais...






segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Lições da natureza

1.
Em dezembro contei a história da árvore que caiu na casa em frente.
Poucos dias depois, funcionários da prefeitura vieram recolher os restos, e serraram o tronco em vários tocos. A vovó, sempre de olho em materiais que possa aproveitar para decoração ou artesanato, pediu à vizinha um dos tocos. Muito pesado, tivemos que trazê-lo rolando e ficou no jardim.
Há alguns dias, notei que havia um broto no toco. E esse broto já cresceu até o tamanho visto nas fotos.


É claro que não há esperança para um toco sem raiz, mas esse belo esforço para sobreviver pode ser uma lição para quem desiste ao primeiro obstáculo. Mesmo quando pareça não haver esperança, sempre vale a pena tentar!


2.
Há mais de dois anos, ganhei de amigos um bonsai, uma jabuticabeira. Gostei muito do presente, claro, e durante todo esse tempo tomei os cuidados necessários para manter sua boa saúde.
Em janeiro, viajamos num fim de semana e esqueci de regar o bonsai antes de sair. Com o forte calor, quando voltamos ele estava secando. Apressei-me em molhá-lo, mas as folhas acabaram secando completamente. Coloquei-o então em uma vasilha com água, para que a terra ficasse sempre úmida. Alguns dias se passaram, e nada. Insisti. Duas semanas, e nada. Todos os dias eu procurava algum sinal de vida, mas o bonsai parecia irremediavelmente perdido. Mas, mexendo em seus ramos, eu via que ainda estavam flexíveis, sinal (pensei) que ainda não estavam completamente secos. Continuei. Três, quatro semanas. Estava por desistir, mas algo me dizia que insistisse mais.
No carnaval viajamos novamente, e o bonsai ficou na vasilha com água. Ao voltarmos, a surpresa: um broto com quatro folhinhas verdes!



Agora estou na expectativa de que novos brotos despontem. A planta ainda é muito frágil, nada garante que ela consiga se desenvolver novamente. Mas valeu a pena não ter desistido.
E fiquei pensando que o que aconteceu a ela pode ser visto como uma analogia da amizade: precisa ser sempre cuidada, e muitas vezes um pequeno descuido, um comentário infeliz, um deslize mesmo involuntário, faz com que ela murche, seque e pareça morta. Melhor não deixá-la secar, pois se isso acontecer pode ser preciso muito esforço para que reviva; mas se estiver seca, isso não significa que morreu - depende de nós cuidar da plantinha, regá-la diariamente, massagear seu tronco, até conversar com ela, mesmo que tudo isso pareça sem esperança. Se a amizade for verdadeira e forte, ela não terá morrido, e um dia o verde aparecerá e ela voltará a seu viço anterior!


sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Jogos do vovô - pontos de vista 2

Como muita gente gostou do jogo (embora poucos tenham arriscado responder), aqui vai a segunda edição. Desta vez estão mais fáceis (espero). Vocês já conhecem as regras: são fotos de objetos comuns; quem der a primeira resposta certa para cada foto ganha um ponto. Participem!
Atualização: coloquei as respostas, basta clicar em cada foto...





quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Primeira viagem

Hoje o netinho fez sua primeira viagem com a mamãe, vovô e vovó. A ocasião merecia: o aniversário do tio-bisavô Alberto.
Nem é preciso dizer que o Guilherme fez o maior sucesso entre tios e primos. Apesar do calor ele se comportou muito bem. E depois do almoço desfrutou de uma gostosa sombra à beira do lago...