quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

O baú do vovô - rádio a válvula

Esse rádio ficou guardado por muito tempo. Recentemente resolvi expô-lo no escritório, e para minha alegria, depois de algumas pancadinhas carinhosas, ele funcionou como novo!
Faltam os botões, que tenho quase certeza que estão em algum lugar no fundo do baú, e o escudo da Philips - esse eu não sei se vou achar...

Algumas características interessantes: esse rádio é "rabo quente", o que significa que, para economizar o transformador de tensão para os filamentos das válvulas, elas são ligadas em série, como lâmpadas de árvore de Natal. Se uma queima, todas se apagam...

Outra medida de economia é que, para não complicar a disposição dos componentes, o mostrador é "ao contrário", ou seja, as freqüências diminuem da esquerda para a direita, como pode ser visto na foto do painel.

A história para o netinho é que foi o próprio vovô que montou esse rádio, quando estudava Eletrônica no Liceu Eduardo Prado. O ano? Digamos que quando novo ele tocou muitas músicas dos Beatles em primeira audição...

3 comentários:

sonia a. mascaro disse...

Bom dia Geraldo! Descobri o seu blog através de seu comentário nas fotos dos sogros da Cris. Mas ela já havia me falado em outra ocasião que sua nora é de Avaré. Sou paulistana (sempre moramos em São Paulo) mas temos casa na Enseada Azul, entrada pelo km 266 da Raposo Tavares, perto de Avaré, há exatos 30 anos. Mas só agora, há oito anos, estamos morando aqui. Nos meus blogs eu coloco muitas fotos aqui de casa, da Represa e da região e também de São Paulo. O meu outro blog, além desse que aparece quando você clica no meu nome, é o Glance-Olhar, http://glance-olhar.blogspot.com
Nos dois eu escrevo em inglês porque a maioria das minhas amigas virtuais é de língua inglêsa e caso contrário não iriam me entender. Cometo muitos erros, mas neste um ano tenho aprendido bastante. Temos também um site comercial, sobre o nosso negócio imobiliário na região http://www.enseadaazulsp.com.br/


Gostei muito do seu blog, das fotos de coisas antigas e do seu texto, muito agradável de ler! Meu marido também adora coisas de antigamente e tem rádios, vitrolas, máquinas fotográficas e muitas outras coisas, inclusive carros antigos e velhos! Vou inclusive passar o link do seu blog para ele poder apreciar suas antiguidades.

Achei o seu neto uma gracinha! Lindas as fotos e muito bonito o texto do post "Guilherme, dia 1". Felicidades para toda a família.
Um ótimo final de semana!

Geraldo disse...

Sonia,

Obrigado pelo comentário, é uma honra receber esse elogio da dona do Leaves of Grass!
Realmente uma de minhas noras é de Avaré, e atualmente mora em New York, onde faz o MBA na Columbia.
Quanto às coisas antigas, acho que o segredo é conseguir guardar as velharias pelo tempo suficiente para que se transformem em antigüidades...
Na próxima vez que for a Avaré, vou ver se consigo dar uma esticada até a Enseada Azul!

sonia a. mascaro disse...

Obrigada pelo elogio ao meu blog!
Venha mesmo conhecer a Enseada Azul e a nossa casa. Vamos ter muito prazer em recebê-lo!